Responsabilidade Social

Serviço Voluntário

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em ação inovadora no âmbito das Unidades vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde instituiu no ano de 2009 o Serviço Voluntário próprio.

Diferente dos modelos existentes, onde Associações Organizadas prestam serviços, o grupo de Voluntários do IDPC faz parte da estrutura organizacional, ligada diretamente à Diretoria Administrativa.

A Portaria IDPC nº. 51/2009, de 11 de setembro de 2009, determinou o modo de funcionamento do novo Serviço Voluntário. Este documento teve como base a Lei Federal nº. 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que regulamentou o Serviço Voluntário no Brasil.

Em seguida, através da Portaria IDPC nº. 60/2009, de 28 de setembro, foi criada Comissão Especial encarregada de implantar e dirigir o Serviço Voluntário, este exercido por pessoa física, maior de 18 anos, não remunerado e sem geração de vínculo empregatício. O Voluntariado do IDPC presta serviços de recreação e de assistência social, com ênfase no acolhimento dos pacientes que procuram cuidados médicos na Instituição, que é referencia no atendimento cardiológico no país. Desta forma acreditamos tornar o atendimento no IDPC ainda mais humanizado.

Inicialmente com um grupo de 20 (vinte) Voluntários, o serviço se concentrou no Prédio dos Ambulatórios. Divididos em grupos que se revezam durante todo o dia, e ao longo de toda a semana, os voluntários recebem os cerca de 1.000 (mil) pacientes que passam por consultas médicas, diariamente no Dante Pazzanese.

Com o crescimento do grupo o Serviço Voluntário será, gradativamente, levado às demais áreas do IDPC.

Seja um voluntário do IDPC.
Entre em contato através do e-mail: administracao@dantepazzanese.org.br ou pelo telefone (11) 5085-6052.