Imagem: @pressfoto-Freepik.com

CURSO DE APRIMORAMENTO EM Métodos Gráficos Integrados em Cardiologia – Eletrofisiologia e Reabilitação Cardiovascular

Objetivos do curso

O Curso de aprimoramento em Métodos Gráficos Integrados em Cardiologia – Reabilitação Cardiovascular e Eletrofisiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia objetiva a formação e atualização nas áreas específicas de atuação, compreendendo estágios rotativos por Ergometria convencional e Métodos Associados; Teste Cardiopulmonar de Exercício e Métodos Associados; Reabilitação Cardiovascular; Holter, Tele Eletrocardiografia, Tilt Test e Ambulatório de Eletrofisiologia.

Coord. e Corpo docente

Coordenadora

Rica Dodo Delmar Büchler

 

Vice-Coordenadora

Susimeire Buglia

 

Corpo Docente

Almir Sergio Ferraz
Carlos Alberto Cordeiro Hossri
Carolina Christianini Mizzaci
Flávia Bernardes Morais
Guacira Grecca
Mariana Nogueira de Marchi
Sandro Pinelli Felicioni
Dalmo Antonio Moreira
Márcio Gonçalves Sousa
Rogério Andalaft

Estrutura
Número de vagas:12(doze), divididos em dois grupos de 6 (seis) aprimorandos entre os Serviços de Reabilitação e Eletrofisiologia. O período do MAPA será cumprido enquanto o aluno encontrar-se no estágio de Eletrofisiologia.
Critérios de seleção:Entrevista, análise CV e prova de avaliação com conteúdo programático voltado à cardiologia geral, com enfoque básico nas especialidades envolvidas.

Horário de Funcionamento, Carga Horária, Período de Oferecimento, Duração, Pré-Requisitos

Horário regular de Funcionamento – das 7:00 h às 18 horas, de segundas às sextas-feiras, podendo se estender e sob a forma de rodízio entre os aprimorandos, se requisitados pela coordenação dos serviços. O horário das 7:15 horas às 8 horas, 12:00 às 13:00 h e entre 16 e 18 horas são reservados para as atividades científicas, iniciando-se a rotina operacional às 8:00 horas, com variações a depender do estágio em vigência. Outros horários para as atividades em questão são de responsabilidade do corpo docente envolvido.

Rotina operacional – consta de 40 horas semanais para cada aluno do curso de aprimoramento, excluindo-se o horário regular de almoço (uma hora) e considerando-se um dia da semana para folga (Day OFF).

Início e término do programa de Pós-Graduação – com a duração total de 12 meses improrrogáveis, salvo situações especiais (afastamento médico prolongado por doença grave ou incapacitante, parto, etc) inicia-se no primeiro dia útil do mês de março do ano vigente e termina no último dia útil do mês de fevereiro do ano vindouro. Carga horária aproximada de 2800 horas cumpridas ao longo de 12 meses consecutivos, excetuando-se o mês de férias e a participação em pelo menos um Congresso de Cardiologia (obrigatório) e um relativo às áreas de atuação (obrigatório). A parte prática compreenderá de modo aproximado em torno de 2240 horas e a teórica em 560 horas.

Pré-requisitos:

– Conclusão de graduação em cursos de Medicina regularmente registrados e reconhecidos pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC);

– Conclusão de Residência médica em cardiologia ou equivalente reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia na área de cardiologia clínica.

A avaliação individual

Será baseada na observação do cumprimento das atribuições com responsabilidade e bom senso, desempenho das atividades diárias, assiduidade e freqüência, postura em situações de rotina e inesperadas (emergenciais ou não), pro atividade, criatividade, além de participação nas atividades científicas. Serão realizadas duas (2) provas obrigatórias durante o curso, com data a ser estabelecida por decisão da coordenação. O conteúdo teórico das avaliações será baseado em bibliografia sugerida para estudo individual. Tais testes objetivam avaliar o grau de aprendizado, estrutura do curso e preparação para provas de especialidade e certificado em áreas de atuação. Haverá a obrigatoriedade de nota mínima (média) para a aprovação final e recebimento do certificado.

Carga horária prática e teórica

Estabelecida, de acordo às regras da pós-graduação, em torno de 80% e 20% respectivamente.

Conteúdo

Programação Científica e Estágios (Módulos)

Consta de: aulas didáticas ministradas pelos docentes, discussão de artigos em reuniões específicas (freqüência semanal), com participação direta dos aprimorandos; análise crítica de diretrizes; apresentação de seminários tutorados; apresentações de casos clínicos;participação em projetos de trabalho ou trabalhos científicos objetivando publicação;participação na elaboração e envio de temas livres em Congressos Nacionais (um por pós graduando – obrigatório);além de outras atividades julgadas como pertinentes pelo corpo de docentes e médicos assistentes habilitados dos Serviços. Tais atividades denominadas científicas ou didáticas são distribuídas pelas manhãs ao longo da semana, em horários alternativos: 7:15 às 8:00 h, 12:00 às 13:00 h e às tardes, ao final da rotina operacional, entre 16 e 18 horas. No decorrer do ano está programado um fórum científico com o envolvimento de todos os alunos do curso, objetivando a avaliação conceitual e prática da formação e atualização implementadas durante o período de aprimoramento.

Módulos

  1. Teste Ergométrico convencional;
  2. Teste Ergométrico associado à cintilografia de perfusão miocárdica, provas farmacológicas associadas à cintilografia miocárdica, incluindo-se dipiridamol, adenosina e dobutamina;
  3. Teste Cardiopulmonar de Exercício ou Ergoespirométrico;
  4. Reabilitação Cardiovascular – Fases II, III e IV;
  5. Eletrofisiologia – Ambulatório;
  6. Eletrocardiografia Dinâmica (Holter);
  7. Tele – eletrocardiografia;
  8. Tilt Test;
  9. MAPA.

Obs.: cada módulo terá a duração entre um (1) e três meses consecutivos e em tempo integral, variáveis de acordo à determinação dos Coordenadores do Curso.

Atividades

Atuação dentro da rotina operacional:

  1. Realização, interpretação e aplicação clínica dos testes ergométricos convencionais e associados a outros métodos complementares, como a cintilografia miocárdica com o emprego de radioisótopos e análise de gases expirados durante o esforço ou Teste Cardiopulmonar.
  2. Participação nos programas de reabilitação cardiovascular supervisionada, em suas fases denominadas II, III e IV, acompanhando e realizando testes ergométricos e cardiopulmonares para prescrição de exercícios, admitindo e efetuando o seguimento clínico de pacientes regularmente matriculados no programa de exercícios, interrompendo o mesmo por motivos médicos ou estabelecendo e discutindo as condições para a alta do programa, ou ainda, estabelecendo o redirecionamento à reabilitação não supervisionada ou fase IV.
  3. Acompanhamento, interpretação e aplicação clínica da Eletrocardiografia Dinâmica (Holter), Tele-eletrocardiografia, Tilt -Test e MAPA (Monitorização ambulatorial da pressão arterial).
  4. Participação no atendimento do ambulatório de Eletrofisiologia Clínica e Arritmias;
  5. Envolvimento ativo nas atividades científicas e acadêmicas relacionadas ao programa de residência médica e estabelecidas pela Instituição em caráter geral e específicas pelos serviços envolvidos.

Obs: o cumprimento dos itens acima é condição obrigatória para a aprovação no curso.

Atribuições

Atribuições médicas – Aprimorandos:

I. Observação, realização e interpretação dos procedimentos incluídos no Curso de especialização dentro das normatizações existentes e de acordo às orientações dos médicos assistentes dos Serviços envolvidos, objetivando a obtenção de qualidade ótima de execução e padronização de procedimentos.

II. Cumprir com os horários estabelecidos pela Instituição e de comum acordo com as chefias médicas para a manutenção do fluxo adequado dos exames e, conseqüentemente, minimizando ao máximo os atrasos.

III. Cumprir com, pelo menos, 80% da carga horária prevista para o período do estágio estabelecido. Esta, bem como o número de exames realizados, serão documentados em livro-ponto presente na secretaria dos Serviços, com informações que serão incluídas no certificado de conclusão do Curso de pós-graduação.

IV. Participar das reuniões científicas regulares dos Serviços, definidas pelo grupo de médicos assistentes;

V. Cumprir com as solicitações de cunho científico específico do curso de pós-graduação, incluindo participação ativa em reuniões científicas para discussão de artigos, seminários, aulas, realização de trabalhos de pesquisa, projetos e provas de avaliação;

VI. Cada Médico integrante do curso de aprimoramento deverá participar obrigatoriamente de um projeto científico ao longo do curso, objetivando publicação em mídia médica especializada, preferencialmente em periódicos indexados. O mesmo deverá ser acompanhado por um médico assistente dos Serviços, denominado orientador ou tutor. Da mesma forma, o tema escolhido deve ser relacionado aos métodos praticados e ser avaliado como relevante para a formação e atualização bem como de interesse do Serviço / Seção.

VII. Realizar a admissão de pacientes ao Programa de Reabilitação Cardiovascular.

VIII. Auxiliar a supervisão dos exames realizados pelos médicos residentes de primeiro ano em cardiologia, orientando a execução correta e segura dos mesmos, bem como a elaboração e interpretação dos relatórios. Assumir papel de liderança, com bom senso e segurança, mas sempre convocando o médico supervisor em caso de dúvidas, mesmo que aparentemente simples.

IX. Interagir com a equipe técnica para melhor atendimento ao paciente quanto à qualidade do preparo, execução e segurança do mesmo. Em caso de problemas, comunicar ao supervisor do dia;

X. Zelar pela segurança do paciente antes, durante e após a realização dos exames, em especial os com potencial de risco de intercorrências, tomando todas as medidas médicas e éticas necessárias;

XI. Colaborar para o bom funcionamento do serviço, evitando atrasos e, comunicando-se apropriadamente com os demais membros da equipe;

XII. Zelar pela conservação e uso correto dos equipamentos, comunicando defeitos à chefia imediata para as providências cabíveis;

XIII. Zelar pela conduta ética do setor;

XIV. Participar ativamente no atendimento e orientação das emergências médicas, acompanhando a evolução posterior até total resolução do caso em questão.

XV. Ao deparar-se com situações não previstas convocar imediatamente o médico assistente (ou supervisor) responsável pela rotina operacional do dia.

XVI. Quando o pós-graduando se encontrar no módulo de reabilitação cardiovascular tem como responsabilidades:

I. Discutir com o médico supervisor e interagir com os fisioterapeutas e professores de educação física a prescrição do exercício e sua aplicação, munido sempre dos prontuários pertinentes;

II. Conhecer, participar e acompanhar a aplicação do programa de reabilitação nas fases II, III e IV;

III. Dar suporte e atendimento médico às possíveis intercorrências clínicas durante a cada sessão de aula de reabilitação, que se iniciam às 07:00h e encerram às 18:00 horas. Torna-se implícito neste estágio que o horário de chegada é às 7:00 h impreterivelmente;

IV. Cumprir com as demais solicitações descritas nas atribuições acima;

A cada médico participante do Curso de Aprimoramento será concedido um dia inteiro de folga, ou dois períodos para as atividades particulares; e um mês de férias segundo escala elaborada de comum acordo com o grupo e desde que respeitadas as demandas dos Serviços. Não são possíveis adequações de agenda de rotina em função da saída do pós-graduando no dia estabelecido. As férias poderão ser cumpridas em um mês contínuo ou dois períodos de 15 dias.

Informações

Para mais informações, envie um e-mail para ceap@idpc.org.br

IDPC

A qualificação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é reconhecida tanto nacional como internacionalmente

Aprimore-se com o IDPC:

Cursos
Biblioteca

Carreira:

Trabalhe Conosco
 

World Best Hospitals

Acompanhe nossas redes sociais:

Copyright © 2023 Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia | Todos os Direitos Reservados. Site by Miss Lily Comunicação®
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo