Imagem: @pressfoto-Freepik.com

CURSO DE APRIMORAMENTO EM Imagens Axiais em Cardiologia

Objetivos do curso

Qualificar médicos para a realização de exames e interpretação dos resultados de exames de imagem axial – tomografia computadorizada e ressonância magnética – na área da cardiologia e das doenças cardiovasculares.

Preparar profissionais de modo a torná-los capazes de avaliar os exames, produzir relatórios que transmitam aos médicos solicitantes os resultados destas investigações, aprimorar sua capacidade de comunicar estes resultados em reuniões clínicas hospitalares e ambulatoriais, bem como a conduzir levantamento de dados, analisar e procurar soluções para os problemas da assistência médica ao cardíaco na área de atuação, empregando métodos atuais de epidemiologia clínica aplicada ao diagnóstico por imagem.

Ao final de dois anos o médico deverá ter conhecimento sobre:

– Princípios de formação de imagem por tomografia e ressonância magnética;

– Indicações e contraindicações de cada um dos exames feitos

– Preparo e acompanhamento do paciente durante o período de exames;

– Realização de exames em ambas as modalidades;

– Interpretação dos resultados das investigações realizadas;

– Realização de pós processamento das imagens em estações de trabalho computadorizadas e documentação dos resultados;

– Interpretação das imagens obtidas;

– Análise comparativa dos exames obtidos com outras técnicas diagnósticas invasivas e não invasivas;

– Diagnóstico e tratamento das potenciais complicações relacionadas aos exames, seu preparo e do uso de material relacionado;

– Interpretação crítica da literatura médica relacionada à área de diagnóstico por imagem axial em cardiologia;

– Realização de pesquisas originais na área.

Coord. e Corpo docente

Coordenador

Dr. Ibraim Masciarelli F Pinto

 

Vice-Coordenador

Dr. Tiago Senra Garcia

 

Corpo Docente

Dra. Ibraim Masciarelli F Pinto – cardiologia
Dr. Tiago Senra Garcia – cardiologia
Dr. Carlos Eduardo dos Prazeres – cardiologia
Dr. Roberto Tuma Jr –  cardiologia
Dra Mariana Nunes – cardiologia pediátrica

Estrutura
Número de vagas:4 (quatro)
Duração do curso:2 (dois) anos
Carga horária total:3140 horas
Carga prática/teórica:470 horas / 2670 horas
Descanso Anual:Os participantes do programa de aprimoramento terão direito a 30 dias corridos de descanso anual, que podem ser gozados em períodos de uma semana, duas semanas ou na sua totalidade. O período de descanso não está incluído na contabilização das horas de duração do curso.
Pré-Requisitos:2 (dois) anos de residência em cardiologia clínica em Instituição credenciada pelo MEC ou pela SBC ou dois anos de residência comprovada em radiologia e diagnóstico por imagem em Instituição credenciada pelo MEC ou pelo CBR.
Critérios de seleção:Prova objetiva, análise do Curriculum Vitae e entrevista. A data da prova será divulgada até 30 dias antes de sua realização.
Conteúdo

O curso será divido em:

– Acompanhamento e supervisão do preparo do paciente e da realização de exames em tomografia e ressonância em pacientes com suspeita de doenças cardiovasculares;

– Interpretação supervisionada dos resultados;

– Reuniões clínicas para revisão da literatura e análise conjunta de casos clínicos selecionados

Atividade

Acompanhamento e supervisão de exames:

– Atividade prática: Acompanhamento presencial, supervisionado por médico do corpo clínico da admissão, entrevista e preparo dos pacientes que serão submetidos a ambos os exames, avaliando potenciais riscos relacionados ao exame. Acompanhamento do registro das imagens, análise dos resultados intermediários e avaliação da qualidade das imagens para definir se o paciente pode ou não ser liberado para casa;

– Atividade teórica: Discussão da literatura médica relativa a técnicas de proteção e controle da radiação, uso seguro dos meios de contraste, redução do tempo de exame e aprimoramento da qualidade de imagem.

– Atividade científica: Análise comparativa da qualidade de imagem pelas diferentes técnicas de registro de exame.

 

Interpretação supervisionada dos resultados:

– Atividade teórica: análise dos casos, com interpretação das imagens obtidas, elaboração de relatórios com os resultados do exame. Este processo é supervisionado por médico do corpo clínico e dará ênfase não apenas à análise dos exames, mas também à consideração de tais achados à luz dos resultados clínicos.

 

Reuniões clínicas:

– Atividade teórica: reuniões com o corpo clínico do serviço, para discutir casos selecionados que auxiliarão os médicos em formação a compreender melhor a relevância dos achados dos exames de tomografia e ressonância em diferentes cenários clínicos.

 

Elaboração de pesquisas e estudos:

– Atividade prático-teórica: envolvimento do médico em treinamento na identificação de problemas relevantes ainda não solucionado que podem ser beneficiados de pesquisas originais envolvendo os métodos de imagem axial. O profissional tomará parte nas reuniões de criação do projeto, da elaboração dos documentos para serem enviados aos órgãos de fomento e de pesquisa, bem como do levantamento dos dados e da composição do manuscrito, recebendo o devido crédito científico à sua contribuição, inclusive em casos de aceitação do material para apresentação em congresso ou de publicação em revista científica.

Da atuação prática

Os médicos no primeiro ano de treinamento terão direito a um dia livre de atividades por semana. Nos demais dias participarão de rodízio na seguinte ordem:

Console de tomografia (preparo de pacientes e acompanhamento de exames de tomografia computadorizada cardiovascular)

Análise de exames vasculares

Análise de exames de coração

Os médicos no segundo ano de treinamento terão direito a um dia livre de atividades. Nos demais participarão de rodízio na seguinte ordem:

Console de ressonância (preparo de pacientes e acompanhamento de exames de ressonância magnética cardiovascular)

Análise de exames vasculares

Análise de exames de coração

Informações

Para mais informações, envie um e-mail para ceap@idpc.org.br

IDPC

A qualificação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é reconhecida tanto nacional como internacionalmente

Aprimore-se com o IDPC:

Cursos
Biblioteca

Carreira:

Trabalhe Conosco
 

World Best Hospitals

Acompanhe nossas redes sociais:

Copyright © 2023 Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia | Todos os Direitos Reservados. Site by Miss Lily Comunicação®
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo