Imagem: @pressfoto-Freepik.com

CURSO DE APRIMORAMENTO EM Hipertensão e Nefrologia

Objetivos do curso

Qualificar médicos na área da cardiologia para especialização no atendimento ambulatorial e hospitalar dos pacientes portadores de hipertensão arterial, ressaltando os aspectos preventivos, diagnósticos e o tratamento clínico-cirúrgico, enfatizando a necessidade de um entrosamento com outros profissionais e especialistas envolvidos no atendimento dos pacientes. Preparar profissionais capazes de conduzir levantamento de dados, analisar e procurar soluções para os problemas da assistência médica ao cardíaco na área de atuação, empregando métodos atuais de epidemiologia clínica. Treinamento específico em MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) e análise da função vascular através da VOP (Velocidade de onda de pulso) e da pressão central e índice de incrementação (Augmentation index). Treinamento no laboratório do sono estudando as relações dos distúrbios do sono com as doenças cardiovasculares. Ao final de um ano o cardiologista deverá ter conhecimento sobre:

– Etiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da hipertensão arterial primária e secundária (feocromocitoma, hiperaldosteronismo primário, hipertensão renovascular e distúrbios do sono).

– Análise de MAPA e função vascular

– Estruturação de um serviço multiprofissional para o atendimento do hipertenso

– Como realizar um trabalho original.

Coord. e Corpo docente

Coordenador

Dr. Marcio Gonçalves Sousa

Vice-Coordenador

Dr Antonio Laurinavicius – cardiologia

Corpo Docente

Dr. Marcio Gonçalves Sousa – cardiologia
Dr. Oswaldo Passarelli Jr – cardiologia
Dr Antonio Laurinavicius – cardiologia
Dra. Fernanda Colombo – cardiologia
Dr. Jonathan Batista Souza – cardiologia
Dra. Laura Del Papa Angeles – cardiologia

Estrutura
Número de vagas:2 (duas)
Duração do curso:1 (um) ano
Carga horária total:960 horas
Carga prática/teórica:768 horas / 192 horas
Pré-Requisitos:2 (dois) anos de residência em cardiologia clínica em Instituição credenciada pelo MEC ou pela SBC.
Critérios de seleção:Prova Objetiva, Análise do Curriculum Vitae e entrevista.
Conteúdo

O curso será divido em:

– Atividades ambulatoriais e hospitalares práticas e teóricas;

– Pesquisa relacionada hipertensão arterial e risco cardiovascular.

ATIVIDADES

Hospital:
Atividade prática: Seguimento de pacientes hipertensos resistentes internados para análise de aderência ao tratamento e investigação de componentes secundários no quadro clínico da hipertensão arterial.

– Participação das atividades hospitalares que correspondem a: visita diárias junto com os residentes da instituição e sob a supervisão do staff médico da seção.

Atividade teórica: Discussão de casos clínicos, discussão de artigos, aulas teóricas ministradas e participação nos fóruns.

Atividade científica: Elaboração de pelo menos um trabalho de pesquisa original para apresentação em Congresso e publicação em revista científica, ou revisão bibliográfica de um tema escolhido.

Ambulatório:
Atividade prática: A sessão de hipertensão e nefrologia atende cerca de 70 pacientes/dia, na grande maioria portadores de hipertensão resistente e outras comorbidades como diabetes, insuficiência cardíaca e/ou renal.

Atividade teórica: O aprimorando fica responsável pela escolha dos artigos e supervisão dos artigos de revista que serão apresentados junto com os residentes nas reuniões de discussão de artigos.

– Apresentação de aula teórica em sistema de rodízio junto com os residentes da seção.

Atividade científica: preparação de pelo menos um trabalho de pesquisa original para apresentação no Congresso da SOCESP ou da SBC, ou revisão bibliográfica de um tema escolhido e posterior publicação.

Informações

Para mais informações, envie um e-mail para ceap@idpc.org.br

IDPC

A qualificação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é reconhecida tanto nacional como internacionalmente

Aprimore-se com o IDPC:

Cursos
Biblioteca

Carreira:

Trabalhe Conosco
 

World Best Hospitals

Acompanhe nossas redes sociais:

Copyright © 2023 Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia | Todos os Direitos Reservados. Site by Miss Lily Comunicação®
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo