Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Sobre a Pesquisa

Diretor da Divisão de Pesquisa IDPC: Dr. Carlos Gun

Coordenadora Médica da Divisão de Pesquisa: Dra. Renata Viana

Missão

Desenvolver a área de pesquisa e inovação tecnológica de excelência, interagindo de forma ética, sustentável, produtiva e inovadora com a comunidade para o avanço do conhecimento e da sociedade. Tem como objetivo principal agregar, disseminar e implementar o conhecimento relevante nas áreas de saúde cardiovascular e correlatas, visando à redução do ônus das doenças cardiovasculares.

Sobre a Divisão de Pesquisa

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) é um dos maiores centros acadêmicos, de assistência em saúde e de pesquisa na área cardiovascular da América Latina, sendo a primeira organização de pesquisa acadêmica no Brasil. Esta instituição agrega a excelência clínica e a liderança acadêmica de um hospital com as potencialidades operacionais integrais de uma organização de pesquisa acadêmica.

O IDPC tem exercido papel ativo em rede colaborativa com centros pesquisadores em suas diversas seções e com estrutura para o desenvolvimento, condução e coordenação de programas de pesquisa globais. A Divisão de Pesquisa originalmente manteve o foco em doenças cardiovasculares. Atualmente, os novos projetos ramificaram às várias disciplinas da área da saúde, e têm envolvido estudos em diabetes, fatores de risco e doença cerebrovascular em populações definidas por etnia e/ou região geográfica, e determinantes de fatores de risco cardiovascular em populações urbanas e rurais do país.

O Instituto se dedica a todos os aspectos da pesquisa clínica, conduzindo diversas pesquisas multicêntricas, nacionais e internacionais, realizadas em cooperação e/ou patrocinadas pela indústria farmacêutica. Coordena desde os primeiros passos da pesquisa, com preparo e submissão regulatória ética, recrutamento, até a condução da pesquisa propriamente dita. Essas pesquisas, além de trazerem ciência e conhecimento, envolverem pesquisadores em redes nacionais e internacionais de pesquisa, podem ser benéficas aos pacientes, proporcionando o acesso a novos procedimentos e/ou medicamentos com potenciais benefícios à saúde.

Nosso objetivo é expandir o número de pesquisas realizadas no Instituto e agregar cada vez mais profissionais que tenham interesse na área de pesquisa cardiovascular e atividades afins.​

O IDPC conta ainda com vários departamentos ativos na área de pesquisa básica e Experimental. Atuando em vários projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica.

A divisão de Bioengenharia promove e realiza atividades em pesquisa e desenvolvimento de dispositivos médicos de suporte à vida, tais como, máquina de circulação extra-corpórea, oxigenadores de sangue artificial, desfibriladores, instrumentais cirúrgicos para procedimentos de circulação extracorpórea, marcapassos internos e externos e válvulas cardíacas tipo bola implantáveis.

Laboratório de Investigação Molecular em Cardiologia (LIMC), O Laboratório de Investigação Molecular em Cardiologia (LIMC) iniciou suas atividades no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) em 2009, e ao longo desses 10 anos vem desenvolvendo e auxiliando projetos de pesquisa com foco na identificação e caracterização de biomarcadores genéticos e epigenéticos nas diferentes áreas da cardiologia. O compromisso do LIMC é contribuir para a construção do conhecimento na interface entre a genética e a cardiologia e, para a transferência desse conhecimento para a rotina clínica, estabelecendo novas abordagens de diagnóstico, prognóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

Ao longo dos últimos anos, as ferramentas de análise no campo da genômica e epigenômica passaram por avanços tecnológicos significativos, que impactaram nas pesquisas das diversas áreas, incluindo a cardiologia. Nesse contexto, o LIMC utiliza as mais modernas abordagens tecnológicas em suas principais linhas de pesquisa, a seguir:

  1. Identificação e análise funcional de variantes genéticas germinativas de predisposição às Doenças Cardiovasculares;
  2. Análise de expressão gênica e proteica de potenciais biomarcadores associados às Doenças Cardiovasculares;
  3. Investigação de fatores epigenéticos associados às Doenças Cardiovasculares;
  4. Identificação de biomarcadores de doenças infecciosas associadas ao sistema cardiovascular.
  5. Farmacogenômica e Farmacoepigenômica nas Doenças Cardiovasculares.

Identificação e caracterização de potenciais alvos moleculares para o desenvolvimento de novos fármacos.

Além disso, está apta a oferecer suporte necessário para a execução de estudos clínicos, incluindo o desenvolvimento de protocolo clínico, gerenciamento do projeto per se, dos dados, monitoria clínica, bioestatística, adjudicação de eventos clínicos e elaboração da publicação científica. Este portfólio envolve projetos conjuntos com fabricantes da indústria farmacêutica e de equipamentos médicos, companhias de biotecnologia e agências do governo, que podem encontrar uma instituição de pesquisa consolidada e adequadamente estruturada para responder satisfatoriamente às demandas necessárias.

Equipe

Diretor da Divisão de Pesquisa IDPC: Dr. Carlos Gun
Coordenadora Médica da Divisão de Pesquisa: Dra. Renata Viana

Escritório de Apoio a Pesquisa:
Shérrira Menezes Garavelo

Assistentes de Pesquisa:
Patrícia Paiva
Mayra Mika Yagihara
Valéria Bezerra dos Santos Luz
Mayara Cortez Silva
Fernanda Magalhaes Gonçalves
Doralice Aparecida Cortez de Araujo
Cristiane Alves Massonetto
Eduardo da Silva Farias
Thyelle Caroline Richette Pires Cipriano
Nicole dos Santos Gomes da Silva

Laboratório de Biologia Molecular:
Jéssica Bassani Borges
Adriana Regina Garofalo
Hui Lin Wang
Mariana Grizante
Elisângela da Silva Rodrigues
Paula Veloso Siqueira
Nadja Benvinda de Jesus da Silva

Laboratório de Epidemiologia e Estatística:
João Ítalo Dias França

Centro de Cirurgia Experimental:
Dr. Wellington Farias Silva – Médico Veterinário
Karina Santos Pereira – Auxiliar Administrativo
Isaias Silva Castro – Técnico em Biotério