Divisão de Pesquisa

Veja mais clicando nos títulos abaixo:

Missão

Desenvolvimento e condução de pesquisa com objetivos de agregar, disseminar e implementar o conhecimento relevante nas áreas de saúde cardiovascular e correlatas, visando à redução do ônus das doenças cardiovasculares em nível populacional.

– Transparência
– Comprometimento
– Inovação
– Ética
– Excelência

História

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC) é um dos maiores centros acadêmicos, de assistência em saúde e de pesquisa na área cardiovascular da América Latina, sendo a primeira organização de pesquisa acadêmica no Brasil. Esta instituição agrega a excelência clínica e a liderança acadêmica de um hospital com as potencialidades operacionais integrais de uma organização de pesquisa acadêmica.

Em relação ao papel fundamental como liderança na pesquisa internacional cardiovascular, o IDPC tem exercido papel ativo em rede colaborativa com centros pesquisadores em suas diversas seções e com estrutura para o desenvolvimento e coordenação de programas de pesquisa globais. Fundada em 1989, através do Estudo Multicêntrico da Estreptoquinase nas Repúblicas da América do Sul (EMERAS), a Divisão de Pesquisa originalmente manteve o foco em doenças cardiovasculares. Atualmente, os novos projetos ramificaram às várias disciplinas da área da saúde, e têm envolvido estudos em diabetes, fatores de risco e doença cerebrovascular em populações definidas por etnia e/ou região geográfica, e determinantes de fatores de risco cardiovascular em populações urbanas e rurais do país.

A Divisão de Pesquisa do IDPC é capacitada para conduzir e coordenar projetos de pesquisa clínica como ensaios clínicos randomizados, estudos observacionais, revisões sistemáticas, metanálises, estudos de economia em saúde e implementação de resultados de pesquisa (knowledge translation). Além disso, está apta a oferecer suporte necessário para a execução de estudos clínicos, incluindo o desenvolvimento de protocolo clínico, gerenciamento do projeto per se, dos dados, monitoria clínica, bioestatística, adjudicação de eventos clínicos e elaboração da publicação científica. Este portfólio envolve projetos conjuntos com fabricantes da indústria farmacêutica e de equipamentos médicos, companhias de biotecnologia e agências do governo, que podem encontrar uma instituição de pesquisa consolidada e adequadamente estruturada para responder satisfatoriamente às demandas necessárias.

Liderança

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é protagonista no desenvolvimento e execução de estudos clínicos randomizados, observacionais, revisões sistemáticas, metanálises e estudos em economia de saúde. O IDPC, por meio de seus pesquisadores, tem publicações em periódicos de alto impacto, como The New England Journal of Medicine, The Lancet, JAMA, Circulation, sendo a instituição médica acadêmica brasileira com maior número de publicações em periódicos de alto impacto.
Contamos com profissionais de excelência para execução e desenvolvimento de todas as etapas necessárias para a realização de estudos relevantes.

Futuro

– Expandir a tradição de excelência na condução de estudos clínicos, randomizados, observacionais, revisões sistemáticas, metanálises e estudos em economia de saúde através de diferentes áreas terapêuticas,diagnósticas e de prevenção;
– Prover treinamento de pesquisadores visando à criação de novas lideranças locais;
– Otimizar a disseminação e a utilização da evidência científica na prática diária;

Equipe

Divisão de Pesquisa – DP / IDPC

Diretor da Divisão de Pesquisa IDPC: Dr. Álvaro Avezum Jr

Acesse o Currículo Lattes aqui.