Curso de Aprimoramento Teórico e Prático em Emergências Cardiovasculares

– As inscrições deverão ser realizadas pelo site www.cursos.idpc.org.br no período de 01/10/2018 até 30/11/2018.
– Consulte o Edital

O programa será composto por reuniões semanais para discussão de protocolos de assistência e padronização de condutas práticas em emergências cardiovasculares, com carga horária de 2 horas por semana; seminários/aulas sobre temas em emergências cardiovasculares, discutidos com médicos assistentes da unidade clínica de emergência, com carga horária de 1 hora por semana; participação nas visitas médicas diárias para discussão de casos a beira do leito; e participação nos protocolos de pesquisa da unidade.

O estágio será desenvolvido através de rodízio entre os setores do Pronto Socorro (salas de choque, emergência, observação e enfermaria clínica), Unidade Coronária, UTI pós-cirúrgica, Estágio em setor externo (da escolha do candidato), além de período de férias (04 semanas). O estagiário será sempre supervisionado pelos médicos assistentes. Carga horária: 32 horas semanais, sendo 8 horas por dia, durante 04 dias por semana.

Coordenador

Dr. Louis Nakayama

Vice-Coordenador

Dr. Antonio Tito Paladino

Corpo Docente

  1. Dr. Louis Nakayama
  2. Dr. Antonio Tito Paladino
  3. Dr. Diandro Mota
  4. Dr. Bruno Baccaro
 Número de vagas: 3 (três)
 Duração do curso: 1 (um) ano

Cronograma:

– Março, abril e maio de 2019: estágio integral no Pronto Socorro do IDPC.

– Junho e julho de 2019: estágio conjugado (período da manhã no Pronto Socorro do IDPC e período da tarde nos setores de exames complementares – Ecocardiografia; Angiotomografia e Ressonância Cardiovascular; Medicina Nuclear; Hemodinâmica/Cardiologia Intervencionista.

– Agosto, setembro e outubro de 2019: 06 semanas na Unidade Coronária e 06 semanas na UTI pós-cirúrgica.

– Novembro de 2019: rodízio externo (da escolha do candidato).

– Dezembro de 2019: férias.

– Janeiro e fevereiro de 2020: estágio integral no Pronto Socorro do IDPC.

Programação curricular:

Estudo da fisiopatologia e diagnóstico das emergências cardiovasculares.

– O candidato participará das atividades dos setores de diagnóstico por imagem do Instituto Dante Pazzanese (Ecocardiografia; Angiotomografia e Ressonância Cardiovascular; Medicina Nuclear; Hemodinâmica/Cardiologia Intervencionista).

 

 Tratamento atualizado das emergências cardiovasculares.

– O candidato poderá aperfeiçoar suas habilidades no manejo das emergências cardiovasculares, com atividades no Centro Avançado de Simulação como treinamento em acesso venoso central, passagem de dispositivos cardíacos guiados por fluoroscopia (marcapasso transvenoso) e USG na sala de emergência.

 

Discussão científica dos principais artigos nacionais e internacionais publicados na área de emergências cardiovasculares.