Curso de Aprimoramento em Cateterismo Diagnóstico e Terapêutico em Cardiopatias Congênitas
Principal
Qualificar e capacitar médicos para realização de cateterismo diagnósticos e terapêuticos em fetos, neonatos, crianças, adolescentes e adultos com cardiopatias congênitas e algumas cardiopatias estruturais selecionadas dentro de um ambiente hospitalar especializado e de liderança multidisciplinar.
Secundários
• Capacitar médicos a ter uma leitura critica sobre a melhor evidência disponível na literatura referente á área.
• Estimular médicos a realização de trabalhos científicos dentro da área.
• Estimular médicos a ensinar conceitos mais básicos a colegas que estão iniciando na área.
• Capacitar médicos a trabalhar em equipe na área.
Coordenador
Dr. Carlos Augusto Cardoso Pedra
Vice-Coordenador
Dr. Rodrigo Nieckel da Costa
Corpo Docente
- Dr. Carlos Augusto Cardoso Pedra
- Dr. Sérgio Luiz Navarro Braga
- Dra. Simone R. F. Fontes Pedra
- Dr. Alexandre A. Cunha Abizaid
- Dr. Rodrigo Nieckel da Costa
- Dr. Marcelo da Silva Ribeiro
- Dra. Daniela Lago Kreuzig
- Dr. Luis Otávio Campanhã Sant’ Anna
- Dra. Wanda Nascimento
Número de vagas: | 2 (duas) por ano |
Duração do curso: | O Curso será oferecido anualmente, tendo duração de dois anos. Ele se dará início em 1º de março do primeiro ano encerrando-se em 28 de fevereiro ao fim do segundo ano completo. |
Carga horária total: | 2880 horas anuais |
Pré-Requisitos: | Ter pelo menos 4 (quatro) anos de formado. Para os aprimorandos que vem da Cardiologia: Pelo menos 2 anos de Cardiologia Geral seguido de pelo menos 1 ano de treinamento em Cardiologia Pediátrica e Cardiopatias Congênitas do adulto em instituição credenciada pelo MEC ou SBC. Para os aprimorandos que vem da Pediatria: Pelo menos 2 anos de treinamento credenciada pelo MEC ou SBC. |
Critérios de avaliação: | Assiduidade / freqüência Pontualidade nas atividades práticas e teóricas Relacionamento com o paciente Relacionamento com colegas e membros do staff Empenho e desempenho dentro da Seção; Participação das atividades científicas; Realização anual de trabalho científico (enviado para congressos); Publicação ou submissão de pelo menos um trabalho para revista científica indexada |
Critérios de seleção: | a. Prova teórica escrita (múltipla escolha e dissertativa) – 70% (A prova versa sobre Cardiologia Pediátrica e Cardiopatia Congênita do Adulto) b. Entrevista c. Avaliação curricular OBS: Item a tem peso de 70% e itens b e c tem peso de 30%. |
a) Anatomia básica do coração normal;
b) Anatomia e classificações morfológicas utilizadas para estudo das cardiopatias congênitas;
c) Fisiologia do coração normal e em condições patológicas;
d) Radiologia normal do coração e em condições patológicas;
e) Hemodinâmica do coração normal e em condições patológicas;
f) Principais projeções angiográficas utilizadas para estudo das malformações cardiovasculares;
g) Indicações de cateterismo diagnóstico e intervencionista em defeitos congênitos e adquiridos na criança e no adulto com cardiopatias congênitas e estruturais;
h) Técnicas de cateterismo diagnóstico e intervencionista em cardiopatias congênitas e estruturais;
i) Cardiopatias congênitas acianóticas (anatomia, fisiopatologia, história natural, indicações cirúrgicas e evolução pós-operatória, indicações de estudos invasivos ou intervencionistas);
j) Cardiopatias congênitas cianóticas (anatomia, fisiopatologia, história natural, indicações cirúrgicas e evolução pós-operatória, indicações de estudos invasivos ou intervencionistas);
k) Enfermidades cardiovasculares adquiridas (fisiopatologia, diagnóstico clínica e laboratorial, tratamento): febre reumática, enfermidade linfomucocutânea, aortites, pericardites, endocardite bacteriana, coronárias (noções básicas), valvopatias (noções básicas);
l) Principais cirurgias utilizadas no tratamento de enfermidades cardiovasculares congênitas (razões técnicas de sua aplicação);
m) Cardiopatia congênita no adolescente e no adulto jovem;
n) Biópsia miocárdica;
o) Procedimentos Híbridos;
p) Intervenções cardíacas fetais;
q) Intervenções no PO precoce;
r) Hipertensão Arterial Pulmonar Idiopática e secundária.
Atividades teóricas
Aulas teóricas e discussões de casos sobre cateterismo diagnóstico e intervenções em cardiopatias congênitas e estruturais. As atividades serão realizadas das 07h30min às 8:00 horas, ministradas pelos professores do curso.
Atividades práticas
Nesta atividade deverão realizar exames de cateterismo diagnóstico em crianças com cardiopatias congênitas e adquiridas e em adultos com cardiopatias congênitas e/ou com hipertensão arterial pulmonar de diferentes etiologias; intervenções percutâneas diversas em neonatos, crianças, adolescentes e adultos com cardiopatias congênitas; realizar atrioseptostomia em neonatos a beira do leito na unidade de terapia intensiva sob monitoração da ecocardiografia; procedimentos diagnósticos e/ou terapêuticos no centro cirúrgico ou sala híbrida com o cirurgião cardíaco e/ou vascular, monitorados pela ecocardiografia e/ou pela fluoroscopia/angiografia com arco em C e discutir os casos de cateterismo diagnóstico e terapêutico e suas indicações com a equipe da Seção Médica de Cardiopatias Congênitas e da Unidade de Terapia Intensiva. Acompanhar o PO imediato e precoce dos pacientes submetidos ao cateterismo. Participação no ambulatório de Intervenções em Cardiopatias Congênitas 1 (uma) vez por semana.
Para mais informações, envie um e-mail para ceap@idpc.org.br