Curso de Aprimoramento em Cardiologia do Exercício e Esporte

– As inscrições deverão ser realizadas pelo site www.cursos.idpc.org.br no período de 01/10/2018 até 30/11/2018.
– Consulte o Edital

Qualificar médicos da área da Cardiologia e da Medicina do Esporte e Exercício para o aprimoramento necessário no atendimento clínico ambulatorial de atletas e esportistas, de todas as faixas etárias e modalidades esportivas, sejam eles normais, portadores do coração de atleta (adaptações fisiológicas de graus diversos que chegam a confundir com cardiopatia) e portadores de cardiopatia. Ressalte-se o aspecto preventivo, diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico.

Ao final de um ano o cardiologista estagiário deverá ter conhecimento sobre:

– A interpretação dos achados clínicos e dos exames complementares do coração de atleta e sua diferenciação das cardiopatias tornam a decisão da conduta fundamental e delicada, pois envolve riscos à saúde do atleta. Várias novidades recentes na interpretação eletrocardiográfica, os novos detalhes do ecocardiograma, o valor do teste ergométrico e ergoespirométrico do atleta e a valorização da ressonância magnética do coração do atleta sadio e cardiopata e outros exames complementares.

Coordenador

Prof Dr Nabil Ghorayeb

Corpo Docente e de Supervisão do Ambulatório

  1. Dr. Nabil Ghorayeb – Cardiologia / Medicina do Esporte
  2. Dr. Ricardo Contesini Francisco – Cardiologia / Medicina do Esporte
  3. Dr. Thiago Ghorayeb Garcia – Cardiologia / Medicina do Esporte

Pesquisador – Programa de Doutorado IDPC

Dr. Luis Mauro Vasconcellos

 Número de vagas: 2 (duas)
 Duração do curso: 1 (um) ano
 Carga horária total: 968 horas (CARGA PRÁTICA: 768 horas; CARGA TEÓRICA: 200 horas)
 Duração do curso: Março de 2019 a fevereiro de 2020
 Pré-Requisitos: 2 (dois) anos de residência em Cardiologia ou em Medicina do Esporte e do Exercício, em Instituição credenciada pelo MEC ou pela SBC ou SBMEE
 Critérios de seleção: Prova Objetiva, Análise do Curriculum Vitae e entrevista

Atividade prática:

A Seção de Cardiologia do Esporte e do Exercício CardioEsporte atende cerca de 15 a 20 pacientes/dia abrangendo todas as áreas da Cardiologia. Solicitamos avaliações em parceria com as áreas específicas como Eletrofisiologia, Vascular periférica, etc. porém o paciente continuará sob total acompanhamento da CardioEsporte.

Atividade didática:

O staff fica responsável pela escolha dos artigos de revistas indexadas e que serão apresentados pelos residentes, depois do FORUM IDPC na chamada “Sexta na CardioEsporte”.

Atividade científica:

Residentes e estagiários são estimulados a preparar, como autores, tema livre para um ou mais congressos: SBC, SOCESP, DERC e eventualmente o de Medicina do Esporte, além de eventuais capítulos de livros e revistas.