Curso de Aprimoramento em Cardiologia do Exercício e Esporte
Qualificar médicos da área da Cardiologia e da Medicina do Esporte e Exercício para o aprimoramento necessário no atendimento clínico ambulatorial de atletas e esportistas, de todas as faixas etárias e modalidades esportivas, sejam eles normais, portadores do coração de atleta (adaptações fisiológicas de graus diversos que chegam a confundir com cardiopatia) e portadores de cardiopatia. Ressalte-se o aspecto preventivo, diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico.
Ao final de um ano o cardiologista estagiário deverá ter conhecimento sobre:
– A interpretação dos achados clínicos e dos exames complementares do coração de atleta e sua diferenciação das cardiopatias tornam a decisão da conduta fundamental e delicada, pois envolve riscos à saúde do atleta. Várias novidades recentes na interpretação eletrocardiográfica, os novos detalhes do ecocardiograma, o valor do teste ergométrico e ergoespirométrico do atleta e a valorização da ressonância magnética do coração do atleta sadio e cardiopata e outros exames complementares.
Coordenador
Prof Dr Nabil Ghorayeb
Corpo Docente e de Supervisão do Ambulatório
- Dr. Nabil Ghorayeb – Cardiologia / Medicina do Esporte
- Dr. Ricardo Contesini Francisco – Cardiologia / Medicina do Esporte
- Dr. Thiago Ghorayeb Garcia – Cardiologia / Medicina do Esporte
Pesquisador – Programa de Doutorado IDPC
Dr. Luis Mauro Vasconcellos
Número de vagas: | 2 (duas) |
Duração do curso: | 1 (um) ano |
Carga horária total: | 968 horas (CARGA PRÁTICA: 768 horas; CARGA TEÓRICA: 200 horas) |
Pré-Requisitos: | 2 (dois) anos de residência em Cardiologia ou em Medicina do Esporte e do Exercício, em Instituição credenciada pelo MEC ou pela SBC ou SBMEE |
Critérios de seleção: | Prova Objetiva, Análise do Curriculum Vitae e entrevista |
Atividade prática:
A Seção de Cardiologia do Esporte e do Exercício CardioEsporte atende cerca de 15 a 20 pacientes/dia abrangendo todas as áreas da Cardiologia. Solicitamos avaliações em parceria com as áreas específicas como Eletrofisiologia, Vascular periférica, etc. porém o paciente continuará sob total acompanhamento da CardioEsporte.
Atividade didática:
O staff fica responsável pela escolha dos artigos de revistas indexadas e que serão apresentados pelos residentes, depois do FORUM IDPC na chamada “Sexta na CardioEsporte”.
Atividade científica:
Residentes e estagiários são estimulados a preparar, como autores, tema livre para um ou mais congressos: SBC, SOCESP, DERC e eventualmente o de Medicina do Esporte, além de eventuais capítulos de livros e revistas.
Para mais informações, envie um e-mail para ceap@idpc.org.br